Secretarias de Estado firmam ação anual para o Maio Laranja

Secdef, Seplag e Cria marcam o mês de maio com evento em prol da proteção de crianças e adolescentes
Momento também contou com uma palestra sobre os perigos da internet para crianças e adolescentes Rodrigo Marinho / Ascom Cria

Natalício Vieira / Ascom Secdef

As secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), e da Primeira Infância (Cria) realizaram, nesta terça-feira (28), uma mobilização conjunta em prol da campanha Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O encontro aconteceu no Centro de Inovação, no Jaraguá, em Maceió.

 

Em ato conjunto, as secretárias Arabella Mendonça (Secdef), Paula Dantas (Seplag) e Caroline Leite (Secria) assinaram uma portaria para instituir uma ação anual para abordagem sobre o tema “Todo Dia É 18 de Maio”. O objetivo é instituir, dentro do calendário anual do Estado, uma ação permanente em referência ao Maio Laranja.

 

A ideia é que durante a campanha, anualmente, sejam desenvolvidas pelos gestores uma série de atividades, entre elas, a iluminação de prédios públicos com luzes de cor laranja, promoção de palestras, eventos e atividades educativas e veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos.

 

De acordo com a titular da Secdef, Arabella Mendonça, a união de esforços entre as secretarias é fundamental para o combate a este tipo de violência. “Ao unirmos forças, podemos construir uma rede de proteção mais forte para nossas crianças e adolescentes. Podemos garantir que eles tenham um futuro livre de violência, abuso e exploração”, destacou a gestora.

 

 

Para a gestora da Seplag, Paula Dantas, a informação é o primeiro passo para a ação. “Acreditamos firmemente que a conscientização é o ponto de partida para ações efetivas. A população precisa estar ciente dos desafios que enfrentamos para que possamos combatê-lo de maneira eficaz. Só assim podemos garantir um futuro digno para as crianças alagoanas”, afirmou Paula.

 

A secretária Caroline Leite (Cria) reforça que a promoção de eventos em prol da proteção de crianças e adolescentes é uma das prioridades do governo de Alagoas. “O evento Todo Dia é 18 de Maio é uma das várias ações que estamos realizando durante o mês de maio e a assinatura dessa portaria é ponto alto desse mês, que institui as ações que serão realizadas todos os anos durante esse mês.

Ela destaca ainda que o Governo de Alagoas está empenhado na promoção da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, através de ações pontuais e estratégicas entre várias secretarias estaduais.

 

A colaboração intersetorial permite a construção de políticas públicas mais abrangentes e sustentáveis a longo prazo. Através do diálogo e da troca de experiências entre as secretarias é possível identificar as lacunas existentes nos programas e serviços, aprimorar a articulação entre as diferentes etapas da rede de proteção e garantir que as ações atendam às reais necessidades das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 

Todo Dia É 18 de Maio 

 

O evento também contou com a palestra da apresentadora e educadora Sheylli Caleffi, que possui vasta experiência em palestras com temáticas sobre assédio, sexualidade positiva, erradicação da violência sexual e diversidade, ministrou uma palestra sobre o perigo da internet para crianças e adolescentes.

 

No segundo momento do evento, uma mesa redonda mediada pela gerente da Rede de Atenção às Violências (RAV), Thayline Nunes, deu voz a um debate enriquecedor sobre o tema da campanha e da palestra. Secretárias e convidados de diversos setores se reuniram para compartilhar suas perspectivas, experiências e conhecimentos, aprofundando a compreensão da problemática e traçando caminhos para ações mais eficazes no combate à violência contra crianças e adolescentes.

 

 

Também estiverem presentes no evento, a secretária de Estado de Prevenção à Violência, Paloma Tojal; o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira; o juiz Ygor Figueirêdo, coordenador da Infância e Juventude do TJAL, representantes de associações e entidades ligada à defesa e proteção de crianças e adolescentes e membros da sociedade civil.

Veja também:

Sobre o Autor

Marcelo Rocha

Sou natural da Paraíba e alagoano de coração desde 1990. Sempre fui apaixonado por comunicação, em especial, pelo radialismo. O contato diário com as pessoas, através das entrevistas, me desperta um sentimento de prestação de serviço à população.

Editorias

Todos os direitos reservados