JHC encerra 1º Ciclo de Inovação Aberta e destaca iniciativa inédita de desenvolvimento tecnológico

Foram premiados seis trabalhos voltados às áreas de saúde, empregabilidade, entre outros
JHC encerra 1º Ciclo de Inovação Aberta e destaca iniciativa inédita de desenvolvimento tecnológico. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió.

O prefeito de Maceió, JHC, encerrou nesta segunda-feira (08) o 1º Ciclo de Inovação Aberta, uma política pública da cidade para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas.

“O Ciclo de Inovação Aberta foi muito inovador, e pela primeira vez no país nós utilizamos uma rubrica específica do governo federal para poder, através do Marco Legal das Startups, promover o desenvolvimento tecnológico através dessas empresas que desenvolvem soluções antes talvez não pensadas para as nossas cidades. A gente fica muito feliz de estar aqui pela primeira vez com essa iniciativa que também é fruto do trabalho do senador Rodrigo Cunha ”, destacou.

O 1º Ciclo de Inovação Aberta entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados pela capital nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram inscritos 103 trabalhos, sendo seis premiados, que receberam até R$ 50 mil. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.

Humberto dos Santos foi premiado no quesito saúde com o projeto Farmassa. Ele falou da alegria em participar da iniciativa e poder contribuir para o desenvolvimento da cidade em que vive.

“Eu tenho muito orgulho por ser de Maceió e dizer que a minha cidade tem essa preocupação com a tecnologia, com a inovação, porque há muitos anos eu escutei que a tecnologia é uma maneira da gente transformar a sociedade e moldar o comportamento das gerações”, disse.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia Sérgio Cavalcante parabenizou os premiados. “O Ciclo de Inovação Aberta é pioneiro, não só na área de ciência e tecnologia, mas na área jurídica, já que foi criado com base no Marco Legal das Startups, de autoria do prefeito JHC. Este não é apenas o fim de uma etapa, mas também o início de novas oportunidades e desafios. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a inovação e tornar Maceió um polo de excelência em ciência e tecnologia”, afirmou.

O senador Rodrigo Cunha destacou a importância da parceria para a inovação.

“A nossa missão é sim olhar para frente, voltar para o futuro e falar de tecnologia. Eu fui muito criticado há três anos porque coloquei uma meta minha, que era levar internet para os municípios. Então hoje parabenizo o prefeito JHC pela iniciativa”, afirmou.

A avaliação – Para avaliar os trabalhos foram montadas bancas formadas por integrantes da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti); Senai Alagoas; Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Instituto de Planejamento Urbano de Maceió (Iplan); e das secretarias envolvidas nos desafios (Saúde, Trabalho, Meio Ambiente e Urbanismo e Segurança Cidadã).

O valor da premiação foi fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, de R$ 200 mil.

Veja também:

Sobre o Autor

Marcelo Rocha

Sou natural da Paraíba e alagoano de coração desde 1990. Sempre fui apaixonado por comunicação, em especial, pelo radialismo. O contato diário com as pessoas, através das entrevistas, me desperta um sentimento de prestação de serviço à população.

Editorias

Todos os direitos reservados