Governo de Alagoas entrega sistema de dessalinização em comunidade rural de Mata Grande

Novo sistema garante água potável para comunidade Riacho Verde, melhorando a qualidade de vida no semiárido alagoano
A inauguração do equipamento está marcada para a próxima segunda-feira, na comunidade Riacho Verde. Ascom Semarh

Tiago Di Lucas / Ascom Semarh

A comunidade de Riacho Verde, no município de Mata Grande, foi beneficiada com a instalação de um moderno sistema de dessalinização, dentro do  Programa Água Doce. Esta iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e com a parceria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Midr), visa garantir o acesso à água potável para as famílias da região. A inauguração do equipamento está marcada para a próxima segunda-feira, (3), às 11h, na comunidade Riacho Verde.

 

“Estamos empenhados em assegurar que a água, um recurso essencial e um direito de todos, chegue a cada canto do nosso semiárido. Sabemos que a falta de água impacta profundamente a saúde, a educação e a economia das nossas comunidades. Por isso, nosso compromisso vai além de proporcionar água potável; estamos trabalhando para garantir dignidade e oportunidades para todos os alagoanos”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César.

 

O novo sistema de dessalinização em Riacho Verde tem uma vazão de poço de 1000 litros por hora, com uma vazão de alimentação de 800 litros por hora e uma produção de 600 litros de água potável por hora.

 

O Sistema de Riacho Verde representa um investimento de R$ 120 mil. A iniciativa beneficiará diretamente 30 famílias, aproximadamente 120 pessoas, proporcionando-lhes água de qualidade para consumo humano.

 

Além de fornecer água potável, o projeto integra cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão dos recursos hídricos. A sustentabilidade do projeto é garantida pelo uso consciente das águas subterrâneas e pela gestão compartilhada do sistema de dessalinização pela comunidade beneficiada, promovendo uma administração colaborativa e eficiente. O tanque de rejeitos também pode ser utilizado como criatório de tilápias ou mesmo de camarões, ajudando na alimentação e até mesmo no sustento dessa comunidade.

 

A implementação deste sistema é parte de um esforço contínuo para mitigar os efeitos da escassez hídrica no semiárido alagoano, melhorando a qualidade de vida dos residentes de Riacho Verde.

 

 

O Governo de Alagoas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a garantia de recursos essenciais para as populações do semiárido, destacando a importância da água potável como um direito fundamental e um recurso vital para a dignidade humana.

Veja também:

Sobre o Autor

Marcelo Rocha

Sou natural da Paraíba e alagoano de coração desde 1990. Sempre fui apaixonado por comunicação, em especial, pelo radialismo. O contato diário com as pessoas, através das entrevistas, me desperta um sentimento de prestação de serviço à população.

Editorias

Todos os direitos reservados